Notícias

Câmara de Sintra entrega garrafas de ar comprimido a Bombeiros do concelho

A Câmara Municipal de Sintra entregou 90 garrafas de ar comprimido aos Corpos de Bombeiros Voluntários do concelho, no valor de 41 mil euros.

Com a entrega destas 90 garrafas de ar comprimido a Câmara de Sintra dota as corporações de mais meios de apoio ao combate ao incêndio em meio urbano.

Para Basílio Horta, presidente da autarquia “continuamos a apoiar as nossas corporações de bombeiros”, reforçando “o papel excecionalmente importante que os bombeiros desempenham no nosso território”.

"Este é, sem sombra de dúvidas, um investimento que se justifica a si mesmo pela importância dos serviços que prestam à comunidade”, salienta o autarca.

Estas garrafas de ar comprimido têm uma validade de 30 anos e serão recarregadas a cada utilização nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Algueirão-Mem Martins com as despesas a serem asseguradas na íntegra pela autarquia.

Serra de Sintra com cancelas encerradas devido a risco de incêndio

Atendendo às condições meteorológicas verificadas e ao elevado risco de incêndio florestal foram ativadas, hoje, 17 de maio, as cancelas existentes no perímetro florestal sul da Serra de Sintra.

Cancelas de acesso na Serra de Sintra encerradas devido a risco de incêndio

Atendendo às condições meteorológicas verificadas e ao elevado risco de incêndio florestal foram ativadas, hoje, 12 de maio, as cancelas existentes no perímetro florestal sul da Serra de Sintra.

As cancelas existentes, colocadas nos locais indicados na proposta 279/-P/2020, permanecem assim enquanto se mantiver a situação de risco de incêndio muito elevado.

Zonas de acesso interdito por cancelas:
Cruzamento da Azóia;
Caminho da Urca / Pedras Irmãs;
Cruzamento dos Capuchos - acesso ao Monge;
Cruzamento dos Capuchos - acesso ao cruzamento da Portela;
Cruzamento da Portela - acesso ao cruzamento dos Capuchos;
Cruzamento da Portela - acesso à Azóia.

A decisão surge na sequência da previsão do IPMA , para dia 12 de Maio, de Perigo de Incêndio Rural em nível Muito Elevado.

Durante este período continuam a poder circular: veículos de socorro, de emergência e das entidades integrantes do Sistema Municipal de Proteção Civil, residentes e pessoas que aí exerçam atividade profissional ou que prestem assistência a pessoas vulneráveis.

A Serra de Sintra integra uma região de proteção classificada sensível ao risco de incêndio florestal, caracterizada por um elevado número de visitantes. Torna-se assim fundamental acautelar a sua proteção, manutenção e conservação considerados objetivos do interesse público, de âmbito mundial, nacional e municipal.

 

Câmara de Sintra, Exército e Parques de Sintra a postos para vigilância e prevenção de incêndios na Serra de Sintra

A cerimónia de assinatura do protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Sintra, o Exército Português e a Parques de Sintra - Monte da Lua para reforço da vigilância e prevenção de incêndios na Serra de Sintra, teve lugar esta manhã no edifício dos Paços do Concelho.

O Exército Português, através do Regimento de Comandos e pelo Regimento de Artilharia Antiaérea Nº1 irá disponibilizar equipamentos e recursos humanos para a vigilância ativa da Serra, enquanto a Parques de Sintra e a Câmara de Sintra colocam ao dispor do Exército os meios técnicos e recursos materiais que permitam a eficiência destas operações, nomeadamente: meios de comunicação, combustível, alojamento e alimentação.

Para Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, "esta parceria é fundamental para garantir a vigilância da Serra de Sintra, um património natural e cultural de valor incalculável. Além disso, esta iniciativa reforça a importância da colaboração entre as forças armadas, o poder local e entidades públicas na preservação do ambiente e do bem comum e na prevenção de incêndios.

As operações a levar a cabo pelo Regimento de Comandos e Regimento de Artilharia Antiaérea Nº1 em conjunto com a autarquia e a Parques de Sintra iniciam-se a 8 de maio e prolongam-se até final do mês de outubro. 

INFO | Limpeza de terrenos com ações de sensibilização porta a porta

A Câmara Municipal de Sintra promove, durante o mês de abril, ações de sensibilização porta a porta sobre a limpeza obrigatória de terrenos.

A autarquia leva a cabo a campanha de sensibilização Sintra Chama, com ações que acontecem nos dias 26 e 27 de abril, apelando à limpeza dos terrenos e à prevenção e resposta adequada em situações de risco.

A autarquia em conjunto com as forças de segurança, bombeiros, juntas e uniões de freguesia estarão em locais considerados críticos, em meio rural e ou urbano, a prestar esclarecimentos à população.

Estas ações pretendem promover boas práticas de prevenção, mitigação e correção de riscos que possam estar associados à segurança contra incêndios em espaços florestais.

Recorde-se que é obrigatório proceder à limpeza de terrenos numa faixa de 50 metros de largura da habitação e de 100 metros dos aglomerados populacionais.

Assim, a limpeza de terrenos deve ser efetuada até 30 de abril em espaço rústico, já em espaço urbano até ao dia 31 de maio, cumprindo todos os critérios especiais de forma a salvaguardar não só os valores naturais, mas também garantir a segurança de pessoas e bens.

Mais informações Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e em protecaocivil.sintra.pt.

Sintra assegura vigilância das praias ao fim de semana até ao início da época balnear

As praias do concelho de Sintra vão ter vigilância de nadadores salvadores, ao fim de semana e feriados, até ao início da época balnear.

A decisão da Câmara Municipal de Sintra surge na sequência da elevada afluência, que se tem vindo a verificar, de utentes às praias do concelho.

Esta medida pretende acautelar situações  que coloquem em risco a segurança e a vida dos banhistas, numa altura em que, apesar das temperaturas elevadas, o mar ainda apresenta condições adversas à prática balnear.

O protocolo estabelecido com a Associação de Praias do Concelho de Sintra, inclui a Praia da Adraga, Praia Grande, Praia das Maçãs, Praia do Magoito e Praia de S. Julião.

A celebração deste protocolo permite aos concessionários manter o dispositivo de assistência a banhistas, com a presença por praia de dois a três nadadores salvadores, elementos essenciais para a segurança e proteção dos utentes das praias.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, referiu que “este é um trabalho conjunto com os concessionários. O objetivo não é abrir já a época balnear, trata-se sobretudo de agirmos em consciência e acautelarmos, na medida do que nos é possível, a proteção de quem frequenta as nossas praias. É um gesto muito relevante e de grande solidariedade entre a Câmara e a Associação de Praias de Sintra", sublinhou o autarca.

O protocolo regula a relação institucional entre o Município e a Associação de Praias do Concelho de Sintra para a pré-Época Balnear de 2023, nas praias concessionadas.

Em abril saiba onde doar sangue em Sintra

A Câmara Municipal de Sintra, associa-se à campanha levada a cabo pela Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Sintra, e convidamo-lo a participar nas ações de dádiva de sangue no mês de abril.

A decorrer em diferentes locais do concelho e em diferentes datas, a iniciativa irá ao encontro dos interessados de forma a facilitar a sua participação.

Para os cidadãos que aceitem o desafio da Câmara Municipal de Sintra, estes são os locais e datas das colheitas de sangue:

 

18 de abril, terça-feira | das 15h00 às 19h30

 Sede ADASSINTRA, Vila Verde (Rua Juventude, 5)

 

21 de abril, sexta-feira | das 15h00 às 19h30

Casa da Juventude, Tapada das Mercês

 

23 de abril, domingo | das 09h00 às 13h00

Pavilhão Real Sport Clube, Massamá

 

30 de abril, domingo | das 9h00 às 13h00

Igreja São Miguel, Sintra 

 

Estão aptos para doar sangue os indivíduos com idade compreendida entre os 18 e os 65 anos, hábitos de vida saudáveis e peso igual ou superior a 50 kg. A dádiva de sangue pode ser realizada de quatro em quatro meses para as mulheres e de três em três meses para os homens.

Ao aderir a esta iniciativa está a fazer a diferença. Participe.

Saiba mais sobre ser dador de sangue AQUI.

Bloco de Partos do Hospital Amadora Sintra continua a funcionar em rotatividade

Os serviços Urgência de Ginecologia e Obstetrícia, Bloco de Partos e Neonatologia do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) irão continuar a funcionar em regime de rotatividade nos meses de abril e maio.

De acordo com esta nova organização, os serviços mencionados do Hospital Amadora Sintra estão encerrados nos seguintes dias de fim-de-semana:

  • 31 de março, 1 e 2 de abril;
  • 14, 15 e 16 de abril;
  • 28, 29 e 30 de abril;
  • 12, 13 e 14 de maio;
  • 26, 27 e 28 de maio.

 

Durante os períodos de encerramento programado, as utentes grávidas ou com problemas do foro ginecológico devem deslocar-se às seguintes instituições mais próximas: Hospital de Santa Maria, Hospital de São Francisco Xavier ou Maternidade Alfredo da Costa.

Esta decisão resulta da operação “Nascer em Segurança” lançada pelo Governo, com o objetivo de garantir às grávidas e aos recém-nascidos os princípios da segurança, previsibilidade, equidade, qualidade, prontidão e humanização dos cuidados de saúde.

Receba instruções de como chegar ao hospital mais próximo através da linha 808 24 24 24.

Autarquia une esforços com Exército Português e Parques de Sintra para vigilância e prevenção de incêndios na Serra de Sintra

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, um protocolo com a Parques de Sintra Monte da Lua, S.A. e o Exército Português, para um unir de forças na prevenção e defesa contra incêndios na serra de Sintra.

Estas são medidas que asseguram a articulação e coordenação na vigilância e prevenção de incêndios na serra de Sintra entre a autarquia, a Parques de Sintra-Monte da Lua e o Exército Português.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, afirmou que “o investimento neste tipo de medidas é fundamental para a prevenção dos incêndios, e consequente defesa da vida humana, do ambiente e dos bens patrimoniais e particulares.”

Sendo a Serra de Sintra um espaço natural e cultural de relevo, o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, afirmou que “este é um gesto de grande simbolismo e que esta colaboração vai muito além da vocação institucional”, acrescentando “tratar-se de em conjunto servirmos a comunidade”.

A missão traduz-se na vigilância, essencialmente móvel, realizada pelo Exército Português, com uma viatura e três militares, e o apoio logístico da Câmara Municipal de Sintra e da Parques de Sintra-Monte da Lua, a acontecer até outubro no contexto do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais. O protocolo agora aprovado permitirá que os intervenientes integrem, em conjunto, um dispositivo operacional que conta com a colaboração diferenciada de cada um.

A Câmara de Sintra dá continuidade à sua estratégia de valorização e proteção do ambiente, unindo esforços em defesa de um património natural e cultural único, como a serra de Sintra.

Image

Largo Dr. Virgílio Horta 
2714-501 Sintra

Telefone: 219 238 500
Fax: 219 238 657

Contactos úteis

Polícia Municipal
Tel.: 219 107 210 / 219 107 220

Bombeiros Voluntários do Concelho de Sintra
CLIQUE AQUI

Guarda Nacional Republicana
Tel.: 217 653 240

Polícia de Segurança Pública
Tel.: 219 198 630
Image
Image
Image