Na sequência da declaração de situação de alerta emitida pelo Governo de Portugal, a Câmara Municipal de Sintra informa que continuam em vigor medidas excecionais de prevenção e segurança no concelho, com especial incidência na área florestal da Serra de Sintra.
O aviso vigora até às 23h59 de 13 de agosto, quarta-feira, e à proibição de acesso, circulação e permanência em espaço florestal acresce ainda o encerramento de monumentos, nomeadamente: Parque e Palácio Nacional da Pena, Convento dos Capuchos, Parque e Palácio de Monserrate, Castelo dos Mouros e Quinta da Regaleira. Permanecem abertos o Palácio Nacional de Sintra e Palácio Nacional de Queluz.
A situação de alerta, válida para todo o território continental, decorre da continuação das condições meteorológicas que aumentam significativamente o risco de incêndio rural. Esta decisão implica a ativação de dispositivos especiais de vigilância, fiscalização e restrição de atividades que possam potenciar ignições.
Importa ainda referir que todos os trabalhos de limpeza são interrompidos e os trabalhos de vigilância em perímetro florestal reforçados, em parceria com a GNR, Bombeiros, Parques de Sintra e Exército Português.
Durante este período continuam a poder circular: veículos de socorro, de emergência e das entidades integrantes do Sistema Municipal de Proteção Civil, residentes e pessoas que aí exerçam atividade profissional ou que prestem assistência a pessoas vulneráveis.
A Serra de Sintra integra uma região de proteção classificada sensível ao risco de incêndio florestal, caracterizada por um elevado número de visitantes. Torna-se assim fundamental acautelar a sua proteção, manutenção e conservação considerados objetivos do interesse público, de âmbito mundial, nacional e municipal.
A Câmara Municipal de Sintra apela à colaboração de todos os cidadãos, evitando comportamentos de risco e deslocações não justificadas, reforçando a importância do cumprimento das orientações das autoridades. A proteção da floresta, do património e da vida humana depende do comportamento responsável de cada um.
Em caso de emergência, ligue: 112.

Largo Dr. Virgílio Horta
2714-501 Sintra
Telefone: 219 238 500
Fax: 219 238 657