Notícias

COVID- 19 | Sintra mantém desinfeção de espaço público, edifícios e viaturas

A Câmara Municipal de Sintra mantém ativos os serviços de desinfeção por forma a reduzir o risco de contágio por Covid-19. Os serviços técnicos da autarquia estão a dar continuidade à desinfeção e higienização de viaturas, edifícios e espaço público.

No que respeita à desinfeção de viaturas, contabilizam-se 5184 viaturas higienizadas. Este é um serviço da autarquia que presta apoio adicional às forças de segurança, táxis, entidades de resposta social e Corporações de Bombeiros dos concelhos de Sintra e Amadora, entre outros.

Foram ainda realizadas 2760 intervenções de desinfeção em edifícios públicos, esquadras, mercados, escolas, creches, lares, residenciais, casas de repouso, centros de dia, cemitérios, empresas e outros.

Até ao momento, estas equipas já procederam à lavagem e desinfeção de mais de 2.800 km de espaço público, privilegiando locais de grande concentração de pessoas.

Estas intervenções decorrem no âmbito da implementação, no município de Sintra, do Plano Contingência para a Covid-19, através do qual se pretende acompanhar a evolução da propagação do vírus, antecipando e atuando com medidas preventivas que garantem a realização de atividades essenciais e prioritárias no município e que funcionam, também, como apoio às populações.

 



COVID-19 | Sintra mantém ativos serviços de desinfeção e higienização

A Câmara Municipal de Sintra continua a efetuar os serviços de lavagem e descontaminação do espaço público, veículos e edifícios, numa medida implementada para a prevenção e combate ao surto de Covid-19.

Os serviços técnicos da autarquia estão a dar continuidade aos trabalhos de desinfeção e higienização de viaturas, edifícios e espaço público. Foram higienizadas e desinfetadas mais de 5080 viaturas, através do apoio adicional, prestado pela autarquia, às forças de segurança, táxis, entidades de resposta social e Corporações de Bombeiros dos concelhos de Sintra e Amadora, entre outros.

No que respeita aos edifícios públicos, foram realizadas cerca de 2.700 intervenções de desinfeção em esquadras, mercados, escolas, creches, lares, residenciais, casas de repouso, centros de dia, cemitérios, empresas e outros.

Até ao momento, estas equipas já procederam à lavagem e desinfeção de mais de 2.800 km de espaço público, privilegiando locais de grande concentração de pessoas.

Estas intervenções decorrem no âmbito da implementação, no município de Sintra, do Plano Contingência para a Covid-19, através do qual se pretende acompanhar a evolução da propagação do Coronavírus, antecipando e atuando com medidas preventivas garantindo as atividades essenciais e prioritárias no município, bem como apoiar as populações.

Sintra aposta em Equipas de Sapadores Florestais

A Câmara Municipal de Sintra constituiu 2 novas equipas de sapadores florestais para prevenção de incêndios rurais, vigilância e primeira intervenção, nas principais áreas florestais do concelho de Sintra, especialmente na área do Parque Natural Sintra-Cascais.

Estas equipas desenvolvem atividades na área da silvicultura preventiva, com a execução de faixas de gestão de combustível e de mosaicos limitadores da progressão do fogo, efetuam a manutenção e proteção de povoamentos florestais, recuperação de áreas ardidas e sensibilização das populações no âmbito da defesa da floresta contra incêndios.

As 2 equipas de sapadores florestais da autarquia participam no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) implementado especificamente para a para a Serra de Sintra, tendo, em 2020, sido chamadas a mais de 3 dezenas de ocorrências de fogo.

As equipas contam com o apoio de equipamentos necessárias à ação de silvicultura preventiva e de 2 viaturas equipadas para as ações vigilância, primeira intervenção e apoio ao combate a incêndios.

 

COVID-19 | Portugal passa de estado de emergência para calamidade

O Governo anunciou o fim do estado de emergência e declarou a situação de calamidade em todo o território nacional continental, das 00h00 do dia 1 de maio até às 23h59 do dia 16 de maio.

Dando seguimento ao plano de desconfinamento apresentado em março, e atendendo à evolução da pandemia em todos os concelhos do território continental, o Conselho de Ministros definiu que, a partir do dia 1 de maio, a generalidade do país, à exceção de 8 municípios prossegue para a próxima fase de desconfinamento.

Assim, para além de um conjunto de medidas, designadamente relativas ao dever cívico de recolhimento domiciliário, à obrigatoriedade de uso de máscaras ou viseiras, ao controlo da temperatura corporal, à realização de testes de diagnóstico, bem como regras de segurança e de distanciamento nos estabelecimentos ou locais abertos ao público, aplicam-se as seguintes regras:

  • restaurantes e espetáculos até às 22h30;
  • comércio em geral: até às 21h00 nos dias de semana e até às 19h00 nos fins de semana e feriados;
  • os restaurantes, cafés e pastelarias podem funcionar com a limitação condicionada a um máximo de 6 pessoas por mesa no interior e 10 pessoas por mesa nas esplanadas;
  • a prática de todas as modalidades desportivas passa a estar permitida, bem como e para todas a atividade física ao ar livre;
  • os ginásios podem funcionar com aulas de grupo, observando as regras de segurança e higiene;
  • a lotação para casamentos e batizados passa a estar limitada a 50% do espaço.

Leia AQUI o documento

COVID- 19 | Sintra mantém desinfeção de espaço público, edifícios e viaturas

A Câmara Municipal de Sintra mantém ativos os serviços de desinfeção por forma a reduzir o risco de contágio por Covid-19.

Os serviços técnicos da autarquia dão continuidade à desinfeção e higienização de viaturas, edifícios e espaço público. No que respeita à desinfeção de viaturas, contabilizam-se mais de 5000 viaturas higienizadas e desinfetadas. Este é um serviço da autarquia que presta apoio adicional às forças de segurança, táxis, entidades de resposta social e Corporações de Bombeiros dos concelhos de Sintra e Amadora, entre outros.

Foram ainda realizadas cerca de 2600 intervenções de desinfeção em edifícios públicos, esquadras, mercados, escolas, creches, lares, residenciais, casas de repouso, centros de dia, cemitérios, empresas e outros.

Até ao momento, estas equipas já procederam à lavagem e desinfeção de mais de 2.750 km de espaço público, privilegiando locais de grande concentração de pessoas.

Estas intervenções decorrem no âmbito da implementação, no município de Sintra, do Plano Contingência para a Covid-19, através do qual se pretende acompanhar a evolução da propagação do Coronavírus, antecipando e atuando com medidas preventivas garantindo as atividades essenciais e prioritárias no município, bem como apoiar as populações.

COVID-19 |Avança terceira fase de desconfinamento a partir de segunda-feira

O Governo vai avançar para a terceira face do Plano de desconfinamento na próxima segunda-feira, dia 19 de abril, com o regresso às aulas presenciais dos alunos do ensino secundário e do superior.

Prosseguindo a estratégia gradual de levantamento de medidas de confinamento no âmbito do combate à pandemia de Covid-19, foi decidido avançar tal como estava previsto na generalidade do país à exceção daqueles concelhos em que o risco de transmissão é considerado elevado.

Principais medidas

Permite-se a abertura de:

  • todas as lojas e centros comerciais;
  • restaurantes, cafés e pastelarias (com o máximo 4 pessoas por mesa no interior ou 6 por mesa em esplanadas), até às 22h30 nos dias de semana ou 13h nos fins-de-semana e feriados;
  • cinemas, teatros, auditórios, salas de espetáculos;
  • lojas de cidadão com atendimento presencial por marcação.

Autoriza-se a prática de:

  • modalidades desportivas de médio risco;
  • atividade física ao ar livre até 6 pessoas;
  • realização de eventos exteriores com diminuição de lotação (5 pessoas por 100 m ²);
  • casamentos e batizados com 25% de lotação.

Leia o documento na íntegra AQUI

COVID-19 | Plano de desconfinamento

O Governo prossegue a estratégia gradual de levantamento de medidas de confinamento e decidiu a reabertura, no dia 5 de abril, de diversas atividades.

Na 2ª fase do plano as escolas do 2º e 3º ciclo retomam aulas presenciais, as esplanadas podem abrir com mesas até 4 pessoas e o comércio de rua volta a receber clientes dentro das lojas.

Principais medidas:

  • retoma do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico nos estabelecimentos de ensino públicos, particulares e cooperativos e do setor social e solidário; 
  • abertura centros de atividades de tempos livres e centros de estudo e similares;
  • abertura de equipamentos sociais na área da deficiência e de centros de dia de apoio às pessoas idosas;
  • os estabelecimentos de comércio a retalho e de prestação de serviços em estabelecimentos abertos ao público, com menos de 200 m2 e porta para a rua;
  • abertura de museus, monumentos, palácios e sítios arqueológicos bem como de galerias de arte e salas de exposições;
  • abertura de estabelecimentos de restauração para serviço em esplanadas, com um limite de 4 pessoas por grupo. Estes estabelecimentos devem encerrar às 22h30 durante os dias de semana e às 13h00 aos sábados, domingos e feriados;
  • permite-se o funcionamento de feiras e mercados, por decisão municipal;
  • atividade física em ginásios e academias, sem aulas de grupo;
  • prática de atividade física ao ar livre, em grupos de até 4 pessoas.

Leia o comunicado na íntegra AQUI

COVID-19 | Sintra mantém ativos serviços de desinfeção e higienização

A Câmara Municipal de Sintra continua a efetuar os serviços de lavagem e descontaminação do espaço público, veículos e edifícios, numa medida implementada para a prevenção e combate ao surto de Covid-19.

Os serviços técnicos da autarquia estão a dar continuidade aos trabalhos de desinfeção e higienização de viaturas, edifícios e espaço público.

No que respeita à desinfeção de viaturas, contabilizam-se mais de 4.900 viaturas higienizadas e desinfetadas. Este é um serviço da autarquia que presta apoio adicional às forças de segurança, táxis, entidades de resposta social e Corporações de Bombeiros dos concelhos de Sintra e Amadora, entre outros.

Foram ainda realizadas cerca de 2.450 intervenções de desinfeção em edifícios públicos, esquadras, mercados, escolas, creches, lares, residenciais, casas de repouso, centros de dia, cemitérios, empresas e outros.

Até ao momento, estas equipas já procederam à lavagem e desinfeção de mais de 2.650 km de espaço público, privilegiando locais de grande concentração de pessoas.

Estas intervenções decorrem no âmbito da implementação, no município de Sintra, do Plano Contingência para a Covid-19, através do qual se pretende acompanhar a evolução da propagação do Coronavírus, antecipando e atuando com medidas preventivas garantindo as atividades essenciais e prioritárias no município, bem como apoiar as populações.

Recuperação da área ardida da Serra da Carregueira concluída

A Câmara Municipal de Sintra terminou os trabalhos de recuperação da área ardida na Serra da Carregueira.

Os cerca de 51 hectares destruídos por um incêndio foram intervencionados, pela autarquia. Procedeu-se à remoção da vegetação queimada, à execução de faixas de proteção e à plantação de 6 mil espécimes autóctones da nossa flora, entre as quais: sobreiros; folhados, pilriteiros, medronheiros e loureiros.

Recorde-se que a Serra da Carregueira é uma das manchas verdes de maior expressão no concelho de Sintra que urge preservar e cujo uso deverá ser potenciado de forma a garantir o usufruto e a proteção dos recursos naturais deste lugar.

Adicionalmente, a Câmara de Sintra iniciou os trabalhos da requalificação do Parque Municipal Florestal da Serra da Carregueira Sub-Fase 1, um investimento no valor de 1 milhão e 600 mil euros, que contempla mais de 20 hectares junto da localidade urbana de Belas.

Image

Largo Dr. Virgílio Horta 
2714-501 Sintra

Telefone: 219 238 500
Fax: 219 238 657

Contactos úteis

Polícia Municipal
Tel.: 219 107 210 / 219 107 220

Bombeiros Voluntários do Concelho de Sintra
CLIQUE AQUI

Guarda Nacional Republicana
Tel.: 217 653 240

Polícia de Segurança Pública
Tel.: 219 198 630
Image
Image
Image