Notícias

Projeto Mãos na Serra promove atividades gratuitas

A Câmara Municipal de Sintra tem a decorrer o projeto de sensibilização ambiental, Mãos na Serra, dirigido aos jovens do concelho.

Este projeto visa promover uma cidadania inclusiva através de modelos de conduta sustentáveis com a realização de ações direcionadas às escolas. As iniciativas são de proximidade com os alunos, com o objetivo de os cativar e sensibilizar para as questões ambientais.

Desde o ano letivo de 2021/2022 até ao decorrente, foram 419 os alunos que aderiram ao projeto. Os participantes poderão dar o seu contributo em ações como a plantação de árvores, a erradicação de espécies invasoras, a limpeza em áreas florestais e a recuperação de habitats.

As atividades são gratuitas, e as inscrições estão abertas para a comunidade educativa através de Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

AVISO | Reino do Natal encerrado devido ao mau tempo

(Conteúdo em atualização)

Devido às condições meteorológicas desta semana informamos que o Reino do Natal estará encerrado nos dias 17 e 18 de dezembro.

O espaço permanecerá encerrado e em contínua avaliação por forma a determinar os riscos e as garantias de segurança que permitam reabrir o Parque da Liberdade.

A Câmara Municipal de Sintra agradece a sua compreensão.

AVISO | Perímetro Florestal da Serra de Sintra encerrado devido às condições meteorológicas

Não publicado

O presidente da Câmara Municipal de Sintra determinou a proibição de acesso e permanência nas vias municipais e interior de espaços florestais, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que integram todo o perímetro da Serra de Sintra, hoje, dia 13 de dezembro, devido à forte precipitação que se verifica.

A Câmara Municipal de Sintra apela a todos os cidadãos que evitem qualquer deslocação, por qualquer meio, na Serra de Sintra, devido ao elevado risco.

Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, sublinha que “O apelo aos cidadãos é claro: reduzam as vossas deslocações ao estritamente necessário e mantenham-se em segurança”.

Por se situarem no perímetro florestal da Serra de Sintra e pelos respetivos acessos e permanência na zona se encontrarem interditados à população por questões de prevenção e segurança, o Parque e Palácio Nacional da Pena, o Castelo dos Mouros, o Convento dos Capuchos, o Parque e Palácio de Monserrate, a Quinta da Ribafria e a Quinta da Regaleira vão ser encerrados.  Os Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz permanecem abertos durante este período, sem alterações ao seu funcionamento habitual.

A tomada de medidas de prevenção ativa, vigilância e de planeamento operacional, através dos Agentes de Proteção Civil (APC), Entidades Cooperantes, tem em vista uma resposta antecipada e imediata a possíveis emergências, nomeadamente no que diz respeito à desobstrução de linhas de água em zonas historicamente mais vulneráveis e a salvaguarda de infraestruturas na orla costeira.

Por se tratar de uma área florestal com um elevado número de visitantes, torna-se fundamental acautelar um perímetro de proteção de pessoas e bens no atual contexto meteorológico.

De registar que, das 00h00 de 13 de dezembro até ao final da manhã, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Sintra registou 345 ocorrências sem conhecimento, até ao momento, de feridos ou danos de maior causa.
Para mais informações e auxílio em situações de emergência contacte o Serviço Municipal de Proteção Civil de Sintra através do número de telefone 800 21 11 13.

AVISO | Monumentos de Sintra encerrados devido ao mau tempo

A Câmara Municipal de Sintra informa que o Parque e Palácio Nacional da Pena, Palácio Nacional de Sintra, o Castelo dos Mouros, o Convento dos Capuchos e o Parque e Palácio de Monserrate, Palácio Nacional de Queluz, Quinta da Regaleira e Quinta da Ribafria encontram-se encerrados.

No caso dos Monumentos geridos pela Parques de Sintra, os ingressos previamente adquiridos para visitar estes monumentos podem ser utilizados noutras datas. Quantos aos bilhetes adquiridos para visitar o Palácio da Pena no dia de hoje, o valor do mesmo poderá ser reembolsado através do contato disponibilizado no site da Parques de Sintra.

 

AVISO | Equipamentos desportivos municipais encerrados

A Câmara Municipal de Sintra informa que o Complexo Desportivo Municipal de Fitares e a Piscina Municipal de Mira Sintra encontram-se encerrados ao público, esta terça-feira, dia 13 de dezembro, devido às condições atmosféricas adversas.

Esta medida pretende salvaguardar a segurança dos utilizadores das infraestruturas desportivas municipais.

A Câmara Municipal de Sintra agradece a sua compreensão pelos eventuais transtornos causados.

AVISO | Monumentos de Sintra encerrados devido ao mau tempo

(Conteúdo em atualização)

Devido às condições climatéricas extremas que se fazem sentir, e por questões de segurança dos visitantes, o Parque e Palácio de Monserrate e os Jardins do Palácio Nacional de Queluz encontram-se encerrados.
Acompanhe o evoluir da situação em https://www.parquesdesintra.pt/pt/planear-a-visita/encerramento-devido-a-cheias/

Due to the extreme weather conditions that are felt, and with a view to the safety of visitors, the Park and Palace of Monserrate and the Gardens of the National Palace of Queluz are closed.
Follow the development of the situation in https://www.parquesdesintra.pt/en/plan-your-visit/closed-due-to-extreme-weather-conditions/

AVISO | Quinta Nova da Assunção em Belas encerrada

A Câmara Municipal de Sintra informa que a Quinta Nova da Assunção, em Belas, encontra-se encerrada ao público devido às condições atmosféricas adversas, esta terça-feira, dia 13 de dezembro.

Recorde-se que a Quinta Nova da Assunção tem em exibição a exposição “Bestiário”, pelo que também está encerrada ao público.

Autarquia de Sintra avança com protocolo para a prevenção de incêndios florestais

A Câmara Municipal de Sintra vai celebrar um protocolo com a Associação Recreativa de Caçadores de Assafora (ARCA), no valor total de 7 mil euros, para prevenção de incêndios florestais.

Sintra investe 1 milhão de euros em autoescada

Sintra aprovou em reunião do executivo, esta sexta-feira, a adjudicação de uma autoescada para integrar o sistema de Proteção Civil do município de Sintra. 

O novo veículo escada de 42 metros altura, com 4,7 metros de funcionamento do braço articulado e uma plataforma que está concebida para 3 pessoas, implicou um investimento da Câmara Municipal de Sintra de 1 milhão e 168 mil euros. 

O veículo adjudicado à empresa Extincêndios torna possível mais carga de equipamentos de combate a incêndios técnico e inclui um sistema que permite o aumento na produção de água até 2.500 litros. 

Para o presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, “a segurança é desde sempre a nossa prioridade e este grande investimento, uma vez mais, reflete esse compromisso. Queremos garantir que os nossos bombeiros estão preparados e munidos dos meios e os recursos técnicos adequados para o desempenho da sua missão”. 

O autarca de Sintra recordou ainda o extenso território do concelho em que estas forças atuam, que abrange cerca de 319 km², numa área de grande diversidade de ocupação entre solo rústico, uma extensa área florestal e zonas marcadas por uma grande densidade populacional. 

De recordar que, no início do ano de 2022, a autarquia de Sintra apoiou as nove Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários do Município em 2022, com cerca de 2 milhões de euros para fazer face às despesas correntes e, mais recentemente, com cerca de 31 mil euros, para aquisição de combustíveis na sequência das sucessivas e abruptas subidas dos preços dos mesmos. 

Image

Largo Dr. Virgílio Horta 
2714-501 Sintra

Telefone: 219 238 500
Fax: 219 238 657

Contactos úteis

Polícia Municipal
Tel.: 219 107 210 / 219 107 220

Bombeiros Voluntários do Concelho de Sintra
CLIQUE AQUI

Guarda Nacional Republicana
Tel.: 217 653 240

Polícia de Segurança Pública
Tel.: 219 198 630
Image
Image
Image