A Câmara Municipal de Sintra realizou no dia 15 de março, no Palácio de Valenças, a 1.ª Reunião Extraordinária da Comissão Municipal de Proteção Civil.
A Comissão Municipal de Proteção Civil, órgão presidido pelo Presidente da Autarquia, e que assegura que todas as entidades e instituições de âmbito municipal imprescindíveis às operações de proteção e socorro, emergência e assistência previsíveis ou decorrentes de acidente grave ou catástrofe se articulam entre si, garantindo os meios considerados adequados à gestão da ocorrência em cada caso concreto.
Neste contexto, Basílio Horta, referiu “que a Proteção Civil é a primeira tarefa do estado e uma responsabilidade direta das autarquias locais, Câmara Municipais, e uma prioridade quanto à defesa da floresta, garantir e preservar de forma ampla e perante a UNESCO”.
Em Sintra “temos os corpos de bombeiros bem preparados, com total conhecimento da serra conseguiram controlar o fogo do último ano e salvar o património que é de todos” ressalvando que em Sintra a “prevenção e o trabalho em rede – bombeiros, forças armadas, Parques de Sintra, são fundamentais no âmbito das Aldeias Seguras, protegendo as pessoas e as suas famílias.”
O ponto alto da reunião contou com aprovação da emissão de parecer à revisão do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Sintra, com o posterior envio à ANPC – Autoridade Nacional de Proteção Civil para aprovação do Plano.
Este Plano consiste no documento formal no qual as autoridades de Proteção Civil, nos seus diversos níveis, definem as orientações relativamente ao modo de atuação dos vários organismos, serviços e estruturas a empenhar em operações de Proteção Civil” .
Largo Dr. Virgílio Horta
2714-501 Sintra
Telefone: 219 238 500
Fax: 219 238 657