Numa altura em que o surto de Covid-19 afetou a capacidade de comercialização dos produtores locais, o Ministério da Agricultura lançou a campanha “Alimente quem o Alimenta” com o objetivo de incentivar o consumo de produtos resultantes da atividade económica local.
Neste momento difícil que atravessamos e a consequente alteração dos nossos hábitos e rotinas diárias, sobretudo na aquisição de bens e produtos essenciais, é fundamental valorizar o que é produzido no nosso país e, em especial, no nosso território. Desta forma, sensibiliza-se a população para que, seguindo as orientações das Autoridades de Saúde, evite deslocações desnecessárias, cumpra o isolamento profilático voluntário e mantenha o distanciamento social.
Ao optar por produtores locais, além de ter acesso a produtos frescos e de qualidade, está a contribuir para o escoamento de produção, a apoiar a economia local, evitando a perda de rendimentos para muitas famílias, e ainda a reduzir o impacto negativo que esta situação epidemiológica tem na vida de todos.
No quadro desta campanha, que apela ao consumo de produtos locais/regionais, está a ser criada uma plataforma que permite colocar em contato direto quem produz e quem consome.
- Formulário de inscrição
- Orientação Técnica n.º 2/DGAV/2020/COVID-19 - Medidas de higiene especiais a observar nos trabalhos agrícolas
- COVID-19: Regras de Higiene - cabazes da horta para entrega ao domicílio
Veja o vídeo desta campanha AQUI