A Câmara Municipal de Sintra, que integra a Rede de Municípios Embaixadores da Vacinação, recomenda aos munícipes que cumpram o Plano Nacional de Vacinação, um plano essencial para evitar doenças e ou surtos.
Com o isolamento devido ao surto de Covid-19, muitas pessoas estão a deixar passar as tomas do Plano Nacional de Vacinação, com a intenção de evitar idas às unidades de saúde, o que pode trazer riscos desnecessários. O Plano Nacional de Vacinação estende-se a toda a população, mas é essencial para grávidas, crianças até aos 12 meses e doentes crónicos.
A Direção Geral de Saúde recomenda o contacto prévio com a unidade de saúde de forma a evitar aglomerados. Agende, por telefone, a sua vacinação.
Sintra tornou-se o 16.º município a assinar a Carta de Compromisso dos Municípios Embaixadores da Vacinação, que considera a vacinação um fator promotor da saúde que em massa diminui a mortalidade, contribui para o aumento da esperança de vida, para o bem-estar comunitário e individual e para o desenvolvimento.
A Carta de Compromisso dos Municípios Embaixadores da Vacinação, assinada pelo Município de Sintra, a Direção Geral da Saúde, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e o Agrupamento de Centros de Saúde de Sintra, em julho de 2019, visa fazer a advocacia da vacinação, promover a literacia no âmbito da vacinação, colaborar na concretização de oportunidades de vacinação e contribuir para a cobertura universal da vacinação.