Sintra assinalou o Dia Mundial da Árvore com plantações por todo o concelho

A Câmara Municipal de Sintra assinalou o Dia Mundial da Árvore, com a plantação de cerca de 350 árvores, em vários locais do concelho.

A iniciativa que decorreu ao longo de todo o dia contou com a presença do presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, que acompanhou as plantações no Parque Urbano Casal da Barota na União de Freguesias de Queluz e Belas, no Parque Florestal da Piedade da Serra na União das Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar e na Escola Professor Agostinho da Silva na Freguesia de Casal de Cambra.

Basílio Horta sublinhou que “no sentido de aumentar a qualidade de vida e o bem estar dos munícipes, a autarquia continua a apostar na criação de espaços verdes, seguros e acessíveis a todos” acrescentando ainda que “é importante sensibilizar a comunidade para a preservação do ambiente, reforçando o contributo que todos podem dar para um planeta mais sustentável.”

No Parque Urbano Casal da Barota, serão plantadas mais 125 árvores, número significativo num local que representa uma vasta área habitacional. Estas árvores implicam não só um importante complemento ao crescimento deste parque, mas também significam a introdução de benefícios ambientais sobretudo para quem usufrui deste espaço.

O Parque Florestal da Piedade da Serra possui uma área de 11,33 hectares e tem sido alvo de ações de conservação da natureza e fomento da biodiversidade, que muito transformaram o lugar, sendo cada vez mais procurado por visitantes para diversas atividades.

Com a participação dos alunos das escolas EB1/JI de Fitares e EB1/JI da Rinchoa, para além das plantações de árvores, procedeu-se à instalação de ninhos e bebedouros para a avifauna e ao lançamento de sementes de prado florido.

Na Escola Professor Agostinho da Silva, em Casal de Cambra, para além da plantação de árvores, os alunos apresentaram pequenas iniciativas de música, poesia e teatro dedicadas à efeméride.

Estas plantações enquadram-se no Plano de Arborização 2022, que prevê a plantação de cerca de 1.200 espécies arbóreas no concelho. Com estas ações, pretende-se criar condições para que os munícipes tenham acesso a um maior contato com a natureza, o que implica múltiplos benefícios à saúde física e mental.

Ao assinalar do Dia da Árvore desta forma, a autarquia deu vida ao tema das árvores e do ambiente, envolvendo a comunidade nesta temática tão importante.

No decorrer das comemorações a autarquia de Sintra levará a cabo outras iniciativas que poderá consultar AQUI.