O apoio financeiro, aprovado em reunião de executivo, visa contribuir para a aquisição de equipamento especializado de transporte do Buldozer CAT D4, que necessita de ser deslocado por uma viatura do tipo Veiculo de Apoio Logístico (VALE).
Para o presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, “a segurança é desde sempre a nossa prioridade e este protocolo segue, uma vez mais, em linha com essa visão. Queremos garantir que os nossos bombeiros são preparados e munidos dos meios e os recursos técnicos adequados para o desempenho da sua missão”.
O autarca de Sintra recordou ainda o extenso território do concelho em que estas forças atuam, que abrange cerca de 319 km², numa área de grande diversidade de ocupação entre solo rústico e solo urbano e uma extensa área florestal.
O equipamento em causa, o Buldozer CAT D4, é um meio mecânico e pesado que opera no combate aos incêndios rurais e em ações de rescaldo e incêndio. Este equipamento contribui, igualmente, na Gestão Integrada de Fogos Rurais em medidas de mitigação da eclosão dos incêndios rurais, na limpeza de arbustivos e regularização de caminhos florestais.
De recordar que, no início do ano de 2022, a autarquia de Sintra apoiou as nove Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários do Município em 2022, com cerca de 2 milhões de euros para fazer face às despesas correntes e, mais recentemente, com cerca de 31 mil euros, para aquisição de combustíveis na sequência das sucessivas e abruptas subidas dos preços dos mesmos.