Sintra realizou mil testes em lares do município

Foram realizados, na última semana, mais de mil testes à Covid-19 em instituições de apoio a pessoas idosas e de apoio social no município de Sintra.

Os testes foram realizados com recurso a uma equipa multidisciplinar, que se deslocou ao equipamentos, em coordenação com a Proteção Civil de Sintra, que efetuou a recolha, colheita e entrega das amostras para análise.

O Município de Sintra tem em vigor o Plano de Contingência para o surto de Covid-19, desde março, que conduziu à implementação de várias medidas, ações de prevenção, intervenção e recuperação no concelho das quais de destacam:

A redução da fatura da água, de 35 %, para usos domésticos, de 20% para as empresas, e isenção para clientes com tarifas sociais foi uma das primeiras medidas implementadas, para verificar a redução deve comparar a redução nas tarifas entre uma fatura anterior a 16 de março e fatura posterior a essa mesma data.

O município decidiu ainda aumentar o Fundo de Emergência Social em um milhão de euros, destinados ao pagamento de rendas, medicamentos e equipamentos de Saúde para além de um apoio financeiro de um milhão de euros às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho.

Para fazer face ao surto de Covid-19, a Câmara Municipal de Sintra aprovou a aquisição de equipamento de saúde para o Hospital Amadora/Sintra de forma a aumentar a capacidade de resposta no combate à pandemia, no valor de 1,5 milhões de euros. Entre o material em aquisição estão, entre outros, equipamento de proteção individual (mais de 545 mil euros), reagentes para a realização de testes (186.070 euros), sete ventiladores de cuidados intensivos (147 mil euros), um raio X portátil (80.500 euros), quatro desfibrilhadores e um ventilador portátil.

Sintra decidiu ainda suspender o pagamento de todas as rendas de habitação social e do programa de arrendamento jovem, até junho, medida que abrange 1.630 famílias. Esta medida implica um perdão, e não um adiamento do pagamento, de cerca de meio milhão de euros. A isenção deste pagamento, por três meses, compreende também as rendas de cerca de 70 entidades de natureza associativa (ou equivalente) social, desportiva, cultural ou recreativa. 

Durante o mês de março passou a funcionar o primeiro Centro de Atendimento a Doentes de Covid-19, no Centro de Saúde de Agualva. Podem dirigir-se ao centro, por iniciativa própria, os munícipes que manifestem sintomas da doença. No local é efetuada a avaliação clinica do utente e, quando necessário, prescrição de medicamentos e testes de rastreio a Covid-19.

Foi, adicionalmente, criado um de fundo municipal de emergência empresarial, com a dotação inicial de 3 milhões de euros, para a manutenção dos postos de trabalho, nos setores da restauração e similares, comércio de bens a retalho e prestação de serviços. A medida abrange empresários que exerçam a sua atividade em nome individual ou enquanto sócios gerentes de sociedades comerciais. As candidaturas a este apoio estão abertas e pode encontrar o formulário AQUI.

O município de Sintra garantiu, até ao momento, 71 300 refeições a crianças e familiares. Desde que foi decretado o encerramento dos estabelecimentos escolares, a autarquia assumiu a continuidade do fornecimento das refeições semanais escolares a todos os alunos do 1.º Ciclo do concelho de Sintra e ainda um segundo kit de refeições para um acompanhante.

Foram distribuídas até ao momento, 250 000 máscaras, a IPSS, forças de segurança, bombeiros, medida que será alargada a toda a população. Está a ser entregue às Instituições Particulares de Solidariedade Social material de proteção com o objetivo de auxiliar estas entidades, parceiras importantes no suporte social a famílias e grupos de risco, e proporcionar aos seus profissionais o nível de proteção mais adequado possível. Neste contexto foi contabilizada, até ao momento, a entrega dos seguintes equipamentos e materiais de proteção a diversas instituições: cerca de 35.000 máscaras e 35.000 luvas, mais de 1.000 viseiras, 35.000 luvas, 310 batas descartáveis, 380 litros de gel desinfetante, foram ainda distribuídos frascos de álcool, dispensadores de gel desinfetante, batas descartáveis, fatos completos e proteções para sapatos. Foram também efetuados, através da autarquia, mais de 963 testes à Covid-19.

O executivo da Câmara Municipal de Sintra aprovou também uma contribuição no valor de 38 mil e 450 euros a nove associações de apoio e proteção animal. As associações que acolhem animais viram reduzidos substancialmente os seus recursos, sem meios de assegurar a alimentação e tratamento dos animais acolhidos. Para fazer face a esta realidade, a autarquia decidiu conceder esta verba que permite a continuidade das atividades desenvolvidas pelas instituições no âmbito da recolha e acompanhamento de animais abandonados.

Sintra disponibiliza ainda 208 camas em centros de acolhimento para pessoas sem abrigo, pessoas infetadas com Covid-19, para idosos e pessoas com deficiência. O Centro de Acolhimento para Pessoas Sem-Abrigo, conta com 38 camas e o acolhimento inclui refeições, banhos, tratamento de roupa e o desenvolvimento de um plano pessoal de integração. O Centro para Isolamento de Doentes de Covid-19 conta com 25 alojamentos no Centro Comunitário do Alto do Forte, em Rio de Mouro, e inclui refeições, banhos, tratamento de roupa e vigilância médica necessária. Estão também criados 2 polos para Acolhimento Temporário de Idosos, sempre que necessária a evacuação de equipamentos sociais, com 120 camas distribuídas por 2 Complexos Desportivos Municipais, o acolhimento nestes espaços prevê a disponibilização de refeições, banhos, tratamento de roupa e acompanhamento psicológico. Foi também disponibilizado um Centro de Acolhimento Temporário de Pessoas com Deficiência, em parceria com a CERCITOP, que conta com 25 camas e disponibiliza alimentação, banhos, tratamento de roupas e acompanhamento especializado.

Os serviços da autarquia estão, desde março, a proceder à desinfeção e lavagem dos espaços públicos por todo o concelho. Estas intervenções irão manter-se de forma generalizada em todo o território, dando prioridade às zonas/áreas de maior concentração de pessoas.


Foram criados 2 centros de desinfeção de veículos: um para forças de segurança, IPSS e táxis e outro centro de desinfeção/descontaminação para veículos de emergência médica que inclui a descontaminação da viatura, condutor, tripulantes e material amovível. Estes serviços são prestados por técnicos especializados da autarquia de Sintra.

O Município disponibiliza alojamento para profissionais de saúde ou outros profissionais que se encontrem na linha da frente no combate à Covid-19 e que, por esse motivo, pretendam ou necessitem de ficar fora das suas residências. Esta medida é aplicada em articulação com as unidades de saúde do concelho que identificam os casos que necessitam de alojamento, que é assegurado depois pela autarquia.

A autarquia disponibiliza ainda uma linha telefónica gratuita, para apoio aos idosos residentes no concelho de Sintra, que receciona, encaminha e apoia os munícipes em questões relacionadas com apoios e visitas domiciliárias, contactos e articulação com parceiros e outros serviços da autarquia Linha Sintra Sénior: 800 206 275, disponível 24h e em todos os dias da semana.

A Câmara Municipal de Sintra autorizou a prorrogação do prazo de pagamento das licenças de ocupação de espaço público e publicidade de 31 de março até 30 de setembro de 2020.

Foi colocada em ação uma campanha solidária de recolha de material informático - “Da Minha casa para a Tua” -  que posteriormente serão distribuídos por alunos que pertençam a agregados familiares vulneráveis, sem recurso a computador, para que possam fazer o acompanhamento efetivo de aulas não presenciais e a realização de avaliações à distância. Os equipamentos podem ser entregues nas juntas de freguesia de Sintra e na Casa da Juventude, serão depois preparados pelos técnicos da autarquia e entregues aos estudantes já identificados.

Com o intuito de dar continuidade à promoção da cultura e de atividades de lazer, mesmo sem sair de casa, foi criada uma plataforma online que disponibiliza diversas iniciativas e atividade. Pode consultar AQUI.

Atenta ao desafio coletivo que vivemos a Câmara Municipal de Sintra decidiu disponibilizar, desde março, diversos conteúdos informativos em Língua Gestual Portuguesa sobre as medidas implementadas em resposta à situação epidemiológica do Covid-19, fomentando a igualdade no acesso à informação.  Informações gerais, o que fazer se tiver sintomas, apoio a vítimas de violência doméstica, novas medidas do estado de emergência, funcionamento do centro para avaliação e tratamento de doentes de Covid-19, são alguns dos conteúdos disponibilizados e que podem ser consultados AQUI.

O Município de Sintra não exclui ainda a adoção de outras medidas, das quais se destaca a instalação de um Hospital de Campanha, com capacidade para 500 camas e recursos médicos adequados, caso se venha a revelar necessária a sua implementação na região. 

A Câmara Municipal de Sintra irá continuar a acompanhar a evolução da propagação do Coronavírus, antecipando e atuando com novas medidas preventivas, caso seja necessário, garantindo as atividades essenciais e prioritárias no município, bem como o apoio à população.