As Nações Unidas promulgaram o dia 25 de julho como o Dia Mundial de Prevenção do Afogamento como forma de alerta para o risco de afogamento.
Assim, esta data assinalou-se em todo mundo, pela primeira vez em 2021 e a escolha da data coincide com o período de verão e de férias, onde milhões de famílias vão às piscinas, lagos, rios e praias.
Segundo a OMS - Organização Mundial da Saúde durante os últimos 10 anos morreram cerca de 2,5 milhões de pessoas afogadas. O afogamento continua a ser uma das principais causas de morte acidentais, constituindo um problema de saúde pública em que a prevenção é fundamental.
Em Portugal o afogamento continua a ser a 2ª causa de morte acidental nas crianças, a grande maioria tem lugar em locais não-vigiados, como rios, lagos, poços, piscinas e reservatórios para armazenamento de água.
De acordo com as recomendações da ONU e da OMS com vista a atingir o objetivo inserido na agenda 2030 para a Humanidade - para a Prevenção do Afogamento, a Neptune Serenity - Associação de Prevenção do Afogamento, lançou um documento de contribuição a nível global que promove a prevenção para o risco de afogamentos, e que está disponível na página da WHO-Word Health Organizations.