DGS lança manual sobre “Saúde e Atividades Diárias”

A Direção-Geral da Saúde (DGS) lançou o primeiro volume do manual “Saúde e Atividades Diárias” com medidas gerais para a prevenção e controlo do Covid-19 nas atividades diárias.

O documento apresenta medidas gerais a adotar por todos sendo, posteriormente, completado por vários outros volumes com medidas específicas a aderir em diferentes contextos, com base nos princípios de evidência e conhecimento científico.

O manual encontra-se dividido em dois capítulos. O primeiro “Características da doença” com um resumo explicativo sobre as características da doença e do vírus, e o segundo capítulo “Medidas Preventivas”, com procedimentos que devem ser incluídos na rotina diária de todas as pessoas, independentemente da sua idade, género ou profissão.

As medidas preventivas abordadas são o distanciamento entre pessoas, a utilização de equipamentos de proteção, a higiene pessoal, nomeadamente a lavagem das mãos e etiqueta respiratória, a higiene ambiental, como a limpeza e desinfeção, e a automonitorização de sintomas, com abstenção do trabalho caso surjam sintomas sugestivos de COVID-19.

Estas recomendações não dispensam a consulta e cumprimento da legislação em vigor.