COVID-19 | ONU destaca Sintra por medidas inovadoras no combate ao surto

Sintra é um dos cinco municípios portugueses a ter lugar de destaque num documento divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) sobre implementação de medidas consideradas inovadoras e recomendadas no combate à COVID-19 em áreas urbanas.

O município de Sintra, a par de Lisboa, Porto, Braga e Vila Nova de Famalicão, integra o capítulo de “Políticas e soluções inovadoras para proteção equitativa e recuperação da COVID-19 em configurações urbanas” pelas medidas de apoio ao pagamento de rendas que permitiram o apoio direto a mais de 1600 famílias.

A distinção foi publicada, esta quarta-feira, num documento intitulado de “COVID-19 num mundo urbano” que apresenta um conjunto de medidas a serem seguidas por cidades de todo o mundo, com recomendações de máxima cooperação entre governos locais e nacionais.

As medidas recomendadas são divididas em três áreas principais: desigualdades e défices de desenvolvimento; capacidades dos governos locais e recuperação económica resiliente, inclusiva e ecológica.

A lista integra ainda exemplos de Barcelona, Londres, Nova Iorque, México e Toronto, entre outras, e surge pela necessidade de repensar e transformar as cidades como resposta à realidade da COVID-19 e a possíveis pandemias futuras, a uma melhor recuperação com cidades mais resilientes, inclusivas e sustentáveis.

Pode consultar as medidas e apoios implementados até ao momento pela autarquia de Sintra AQUI.