Mais de 3000 pessoas já foram contactadas pelas equipas multidisciplinares, formadas pela Câmara Municipal de Sintra, que se dedicam inteiramente ao apoio a casos ativos de COVID-19 no concelho.
A formação de 6 equipas multidisciplinares permitiu que, desde o início de julho, tenham sido realizadas cerca de 1150 visitas a agregados familiares, o que corresponde a um apoio direto a mais de 3000 pessoas.
Estas equipas - constituídas por enfermeiros do ACES de Sintra, técnico de ação social, proteção civil ou polícia municipal e um elemento da junta de freguesia da área de residência - realizam visitas domiciliárias com o intuito de entender quais as necessidades de saúde e sociais dos casos sinalizados pelas autoridades de saúde, para o cumprimento eficaz e efetivo do confinamento necessário para a quebra de transmissão do novo coronavírus. Neste trabalho de proximidade são entregues pelas equipas, em todas as visitas, termómetro, máscaras cirúrgicas e gel desinfetante para que o cidadão, ainda que em confinamento obrigatório, reduza todos os riscos de transmissão.
Estas visitas permitiram gerar: 155 pedidos de apoio alimentar, 15 pedidos de apoio para à aquisição de medicamentos, 53 pedidos de apoio económico e ainda 18 pedidos de habitação de emergência.
Na retaguarda de toda esta operação está ainda uma equipa - composta por técnicos da Segurança Social e da Câmara Municipal de Sintra - que recebem, avaliam e encaminham, diariamente, os relatórios com os diversos pedidos de apoio para intervenção imediata.
A autarquia de Sintra irá continuar a acompanhar a evolução da propagação da COVID-19, antecipando e atuando com novas medidas preventivas, caso seja necessário, garantindo as atividades essenciais e prioritárias no município, bem como o apoio à população.