A Direção-Geral da Saúde alerta que as máscaras descartáveis devem ser depositadas no lixo doméstico e não em ecopontos ou abandonadas na via pública, evitando comportamentos que se revelam nocivos ao meio ambiente.
Após a utilização das máscaras descartáveis, estas devem ser colocadas num envelope ou num saco e depositadas no lixo doméstico, uma vez que não são recicláveis e podem estar contaminadas - o que comporta um risco acrescido para os trabalhadores no processamento dos resíduos.
Os utilizadores de máscaras comunitárias ou de multiutilização devem usar e proceder à sua higienização de acordo com o rótulo e seguir as indicações do fabricante.
A colocação da máscara deve cumprir os seguintes passos:
- Lavar corretamente as mãos com água e sabão ou solução à base de álcool;
- Colocar a máscara com o lado branco (interno) virado para a face e o lado colorido (externo) virado para fora, ajustar a máscara à face, cobrindo nariz, boca e queixo;
- Não voltar a tocar na máscara enquanto a usa.
Após a sua utilização, esta deve ser retirada:
- Após a lavagem das mãos com água e sabão ou solução à base de álcool;
- Retirar a partir da parte de trás, segurando apenas nos atilhos ou elásticos, sem tocar na frente da máscara;
- Manter a máscara longe do rosto e da roupa, para evitar tocar em superfícies potencialmente contaminadas da máscara;
- Colocar num saco/envelope e depositar no lixo corrente (caso não seja reutilizável) e higienizar novamente bem as mãos.
O uso de máscara é obrigatório em espaços interiores fechados ou com várias pessoas, em estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, serviços e edifícios de atendimento ao público, estabelecimentos de ensino e creches, e em transportes públicos.
A utilização de máscara é uma medida de proteção adicional ao distanciamento social, à higiene das mãos e à etiqueta respiratória. A população geral poderá utilizar as máscaras comunitárias e quem pertence ao grupo de risco deverá usar máscaras cirúrgicas (descartáveis).