A cerimónia de assinatura do protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Sintra, o Exército Português e a Parques de Sintra - Monte da Lua para reforço da vigilância e prevenção de incêndios na Serra de Sintra, teve lugar esta manhã no edifício dos Paços do Concelho.
O Exército Português, através do Regimento de Comandos e pelo Regimento de Artilharia Antiaérea Nº1 irá disponibilizar equipamentos e recursos humanos para a vigilância ativa da Serra, enquanto a Parques de Sintra e a Câmara de Sintra colocam ao dispor do Exército os meios técnicos e recursos materiais que permitam a eficiência destas operações, nomeadamente: meios de comunicação, combustível, alojamento e alimentação.
Para Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, "esta parceria é fundamental para garantir a vigilância da Serra de Sintra, um património natural e cultural de valor incalculável. Além disso, esta iniciativa reforça a importância da colaboração entre as forças armadas, o poder local e entidades públicas na preservação do ambiente e do bem comum e na prevenção de incêndios.
As operações a levar a cabo pelo Regimento de Comandos e Regimento de Artilharia Antiaérea Nº1 em conjunto com a autarquia e a Parques de Sintra iniciam-se a 8 de maio e prolongam-se até final do mês de outubro.