A Câmara Municipal de Sintra vai associar-se, no dia 5 de novembro às 11h05, à Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) na promoção de um exercício público de âmbito nacional de sensibilização para o risco sísmico, designado “A Terra Treme”, contribuindo para o incremento de uma sociedade mais segura e resiliente às catástrofes.
A 6.ª edição de A Terra Treme visa treinar os “3 gestos que salvam” – BAIXAR, PROTEGER e AGUARDAR –, dando a conhecer aos cidadãos medidas preventivas e comportamentos de autoproteção a adotar antes, durante e depois de um sismo.
O exercício tem a duração de apenas um minuto e vai ser desenvolvido nos Agrupamentos de Escolas de Lapiás, Mestre Domingos Saraiva, Monte da Lua e pelo Colégio Quinta dos Girassóis num total de 32 estabelecimentos de ensino básico, foram ainda convidados a participar Instituições Particulares de Solidariedade Social e Empresas do concelho.
Neste contexto, funciona no concelho de Sintra um sismómetro resultado do Projeto de Sismologia da Escola Secundária Ferreira Dias, em Agualva-Cacém, é amplamente reconhecido como uma boa prática, de importância relevante para o Município, concretizada através de programas e ações de formação e sensibilização pública. Este Projeto disponibiliza on-line, com atualização ao minuto, toda a informação significativa e os dados sismológicos registados.
Consulte aqui toda a informação sobre o exercício A Terra Treme.