Notícias

AVISO | Para a segurança de todos, evite circular no perímetro florestal da Serra de Sintra

 

A Câmara Municipal de Sintra informa que, por motivos de segurança, o acesso ao perímetro florestal está encerrado por tempo indeterminado devido aos riscos existentes para pessoas e bens.

Desde 20 de março, sapadores florestais, bombeiros, forças de segurança, serviços municipais e Parques de Sintra estão no terreno a combater os efeitos devastadores deixados pela Depressão Martinho.

A recente Depressão Martinho, que atingiu Portugal Continental, causou a queda de milhares de árvores na Serra de Sintra, resultando num cenário de destruição significativa. Este fenómeno climático extremo combinou níveis elevados de chuva com ventos extremamente fortes, vindos principalmente do sul, causando danos extensos.

Em resposta imediata, o Município de Sintra, em coordenação com a Parques de Sintra - Monte da Lua, SA e o Município de Cascais, iniciou operações de limpeza e desobstrução dos caminhos florestais de emergência e socorro, no interior do perímetro florestal da Serra de Sintra - inserido em Parque Natural Sintra-Cascais.

Para garantir a segurança de todos, trabalhadores e visitantes, informamos que as operações de limpeza exigem fortes restrições temporárias à circulação em todo o perímetro florestal, incluindo estradas e trilhos.

Neste momento, estão a ser realizadas limpezas nos acessos e caminhos florestais, visando a normalização da área. Há um risco elevado de queda de árvores, desabamento de muros e terrenos instáveis, que podem comprometer a segurança de quem circula pela serra.

Atividades como passeios pedestres, ciclismo, prática desportiva e quaisquer outras visitas à serra estão altamente desaconselhadas, sendo estritamente proibida a circulação nos locais sinalizados com cancelas e em outras vias ou caminhos dentro do perímetro de risco.

Estão a decorrer ações de remoção de árvores caídas em diversas áreas severamente afetadas do perímetro florestal da Serra de Sintra, para restabelecer a segurança e acessibilidade de pessoas e bens. Em simultâneo, estão em curso trabalhos de estabilização de taludes, muros e vias comprometidas pela queda de vegetação. Estas intervenções, cruciais para garantir a segurança, envolvem a utilização de maquinaria pesada em áreas florestais ainda consideradas críticas.

Estas intervenções são fundamentais para reduzir o risco de queda de árvores, terras e rochedos, bem como mitigar o risco de incêndio, proteger o património natural e salvaguardar a segurança de pessoas e bens.

Após a fase urgente de limpeza e estabilização, está prevista a rearborização do perímetro florestal com espécies autóctones, em articulação com todas as entidades responsáveis pela gestão do perímetro e do Parque Natural, visando aumentar a resiliência da floresta a fenómenos climáticos extremos como o ocorrido.

Pedimos a todos que respeitem as restrições de circulação e evitem as áreas de intervenção para garantir a segurança de todos e facilitar o progresso dos trabalhos. A colaboração da comunidade é essencial para a rápida recuperação do perímetro florestal da Serra de Sintra afetado pela Depressão Martinho.

Veja AQUI o mapa com as cancelas.

Image

Largo Dr. Virgílio Horta 
2714-501 Sintra

Telefone: 219 238 500
Fax: 219 238 657

Contactos úteis

Polícia Municipal
Tel.: 219 107 210 / 219 107 220

Bombeiros Voluntários do Concelho de Sintra
CLIQUE AQUI

Guarda Nacional Republicana
Tel.: 217 653 240

Polícia de Segurança Pública
Tel.: 219 198 630
Image
Image
Image