A Câmara Municipal de Sintra informa que foi detetada a presença de Salvinia molesta na Ribeira de Belas.
Os pequenos núcleos desta espécie foram detetados entre a porta sul do Parque Florestal da Serra da Carregueira e o início do aqueduto.
Em condições favoráveis, esta espécie de feto aquático multiplica-se com grande rapidez podendo formar tapetes extensos e densos, que acabam por matar a vida aquática e contribuir para a obstrução das ribeiras, aumentando o risco de cheias. Por estes motivos, está classificada como espécie invasora, provocando uma ameaça à segurança, qualidade ambiental dos ecossistemas ripícolas do concelho e à sua biodiversidade.
Originária da América do Sul, é possível identificar esta espécie pelas suas três folhas em cada nó, em que duas delas são flutuantes e de cor verde-clara, cobertas de pelos, enquanto que a outra está submersa, parecendo uma raiz, e apresenta cor castanha.
A Câmara Municipal de Sintra solicita aos cidadãos que em caso de deteção ou suspeita da presença de Salvinia molesta, em espaços naturais, lojas, cativeiro ou em outros lugares, comuniquem a situação, através de Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., para que seja possível ativar os meios necessários para controlo desta espécie invasora.