A AML integra a Comissão Sub-Regional do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais da Área Metropolitana de Lisboa, do qual Sintra faz parte.
O Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais assenta em dois eixos fundamentais para a redução do impacto dos incêndios rurais, a gestão de fogos rurais e a proteção contra incêndios rurais, comtemplando ações de planeamento, prevenção, preparação, pré-supressão, supressão e socorro, e pós-evento.
O projeto de Programa Sub-regional de Ação de Gestão Integrada de Fogos Rurais da Área Metropolitana de Lisboa, agora em consulta pública, foi aprovado no dia 23 de setembro de 2023, e sujeito a parecer da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo.
Este programa de ação define sete áreas prioritárias de intervenção e prevenção, contempla diversas metas e doze projetos-chave para a região, que estão localizadas no Parque Natural de Sintra-Cascais, Serra da Carregueira, Parque Natural da Arrábida, Matas Nacionais da Costa de Caparica e PF da Mata da Amieira, Tapada Nacional de Mafra e área envolvente, Mata Nacional da Machada e área florestal Fernão Ferro e Apostiça. Estas áreas são definidas em função do mapa de perigosidade de incêndio rural produzido pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
As sugestões devem ser enviadas à AML por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
Mais informações e documentos submetidos a consulta pública podem ser consultados AQUI.