Plano Municipal da Defesa da Floresta Contra Incêndios submetido à Assembleia Municipal

Foi aprovado em reunião pública de câmara a submissão a deliberação pela Assembleia Municipal do Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios (PMDFCI 2019-2028).

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, referiu que “a Proteção Civil é a primeira tarefa do estado e uma responsabilidade direta das autarquias locais. É nossa prioridade garantir, defender e preservar a nossa Serra e todo o nosso Património”.

O Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Sintra, da responsabilidade da Comissão Municipal de Defesa da Floresta, tem como objetivo dotar o concelho de Sintra com um instrumento de apoio nas questões da Defesa da Floresta Contra Incêndios, nomeadamente, na gestão de infraestruturas, definição de zonas críticas, estabelecimento de prioridades de defesa, estabelecimento dos mecanismos e procedimentos de coordenação entre os vários intervenientes na Defesa da Floresta Contra Incêndios.

Em sintonia com as políticas nacionais e regionais, este plano municipal efetua uma análise da situação do concelho para servir de base ao planeamento de ações que suportem a política municipal de defesa da floresta contra incêndios, nomeadamente a criação das condições propícias para a redução progressiva dos incêndios florestais, e a preparação de um plano operacional contendo as medidas conducentes a minimizar os riscos que possam perigar a vida humana, o ambiente e os bens patrimoniais e particulares.