Intervenção de gestão de combustível em propriedade municipal

A Câmara Municipal de Sintra procedeu à intervenção de gestão de vegetação em propriedade florestal na Serra de Sintra, denominada Saibreira. A intervenção foi efetuada em 11,67 hectares de área protegida que confina com o Parque da Pena e povoação de S. Pedro de Penaferrim. 

O objetivo principal desta intervenção, consiste na diminuição dos focos de ignição e na redução dos efeitos da passagem de incêndios, protegendo de forma passiva povoamentos florestais envolventes,
bem como proceder à gestão de combustível em vários estratos, e à diversificação da estrutura e composição das formações vegetais, mantendo uma descontinuidade horizontal e vertical da carga de combustível, favorecendo povoamentos de espécies arbóreas de caducifólias ou de espécies com baixa inflamabilidade e combustibilidade, com reflexos positivos biodiversidade e no risco de incêndio.

A intervenção prevê ainda a remoção de eucaliptos e espécies invasoras lenhosas, a beneficiação do acesso e da lagoa da saibreira, ponto de extrema importância no apoio ao combate aos incêndios.