DIAS 29 E 30 DE MAIO – EXERCÍCIOS DE PROTEÇÃO CIVIL EM SINTRA NO ÂMBITO DO CASCADE’19

Esta quarta-feira, 29 de maio, com início às 13h45, realiza-se um exercício na Serra de Sintra (Parque da Pena e Convento dos Capuchos) com um cenário de queda de árvores, várias vítimas, incêndio e a consequente evacuação da Serra de Sintra na área afetada.  

No dia 30 de maio, com início às 9h00, decorre um exercício de emergência múltipla nas antigas instalações da Cerâmica da Carregueira, em Belas, devido ao colapso da estrutura na sequência de um sismo de elevada magnitude.

Com estes dois exercícios, a Câmara Municipal de Sintra associa-se à iniciativa CASCADE’19 – Exercício Europeu de Proteção Civil que decorre em Portugal de 28 de maio e 1 de junho de 2019, sob a organização da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil – ANEPC, com o Apoio Direção-Geral da Autoridade Marítima.

Participam nos exercícios o Serviço Municipal de Proteção Civil de Sintra e as nove corporações de bombeiros do concelho, bem como as diversas entidades responsáveis pelo socorro e auxilio à população, tais como a Polícia de Segurança Pública e a Guarda Nacional Republicana.

Além de Portugal, participam no exercício Espanha, França, Bélgica, Alemanha e Croácia, mobilizando mais de 600 operacionais, com o objetivo de testar e treinar a resposta a situações de emergência múltiplas que possam ocorrer em cascata – sismo, cheias, acidente químico, rutura de barragem e poluição marítima – em território nacional.

No âmbito deste exercício foi emitido o alerta amarelo pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil – ANEPC, e às 15h00 a consequente ativação do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Sintra, pelo presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, enquanto Autoridade Municipal de Proteção Civil.

No dia 28 o trânsito estará condicionado das 14h00 às 20h00:

- Estrada Nacional 247 entre o cruzamento da Azóia e o Cruzamento do Pé da Serra; 

- Estrada Nacional 247–3 (totalidade);

- Estrada Nacional 9-1;

- Cruzamento da Estrada Nacional 9-1 (junto à Malveira da Serra);

- Estrada dos Capuchos .

Dia 30, o condicionamento será das 8h00 às 20h00:

- Nacional 117 entre a Rotunda da Estrada do Telhal e a entrada do Belas Clube de Campo. 

Mais informações em www.cm-sintra.pt.