Notícias

Covid-19 | Importância da atividade física em isolamento

A pandemia do novo coronavírus, Covid-19, está a alterar o dia a dia de todos nós. As atividades físicas em casa podem ser uma maneira de cuidar da saúde e ocupar a mente durante o período de isolamento social.

Reduzir substancialmente a atividade física e/ou aumentar o comportamento sedentário pode ser prejudicial para a saúde, bem-estar e qualidade de vida. Assim, se estiver em situação de isolamento social, deverá seguir algumas recomendações para se manter ativo enquanto permanece no seu domicílio:

  • Evite ficar mais de 30 minutos seguidos na posição de sentado, reclinado ou deitado (enquanto está acordado);
  • Levante-se ou ande pela casa enquanto fala ao telemóvel;
  • Levante-se ou ande pela casa durante os intervalos publicitários televisivos;
  • Coloque o comando da televisão a uma distância que o obrigue a levantar-se sempre que o quiser utilizar;
  • Sempre que possível, trabalhe ao computador/tablet alternando as posições de sentado e de pé.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que todos os adultos saudáveis realizem 30 minutos diários de atividade física de intensidade pelo menos moderada, de atividades que promovam a aptidão cardiovascular e o reforço muscular.

Assim, para manter a sua aptidão cardiovascular, tente andar o mais possível pela sua casa, realizar as suas atividades domésticas, tratar do seu jardim/horta, e até dançar.

Para manter a sua força muscular e equilíbrio, pode realizar alguns exercícios na sua casa com o apoio de cadeiras, garrafas de água, ou apenas com o peso do próprio corpo.

A Câmara Municipal de Sintra acionou o plano de contingência para o surto do COVID-19, que tem como missão acompanhar a evolução da propagação do vírus, antecipar e implementar as medidas e ações adequadas de prevenção, intervenção e recuperação a fim de assegurar a continuidade das atividades essenciais e prioritárias da Câmara Municipal e do Município de Sintra, apoiar as populações e restabelecer, caso se justifique, a normalidade.

Image

Largo Dr. Virgílio Horta 
2714-501 Sintra

Telefone: 219 238 500
Fax: 219 238 657

Contactos úteis

Polícia Municipal
Tel.: 219 107 210 / 219 107 220

Bombeiros Voluntários do Concelho de Sintra
CLIQUE AQUI

Guarda Nacional Republicana
Tel.: 217 653 240

Polícia de Segurança Pública
Tel.: 219 198 630
Image
Image
Image